OS PRINCIPAIS DESAFIOS DAS ESCOLAS

A educação é um pilar importante na construção de uma sociedade responsável, que busca por melhores oportunidades pessoais e profissionais para os cidadãos.

Ela é responsável pela formação do repertório acadêmico e cultural do indivíduo, e contribui para a formação do seu caráter.

No Brasil, seus desafios englobam o aspecto estrutural das instituições e o relacionamento com a comunidade escolar.

Abaixo listamos algumas sugestões para enfrentar desafios mais comuns nas instituições de ensino brasileiras.

 

TORNAR A ESCOLA MAIS INTERESSANTE

 

 

Muitas vezes o mundo fora dos muros da escola parece mais interessante e sedutor que o ambiente escolar, pois apresenta uma série de alternativas e convida o aluno a fazer novas descobertas.

Tornar atraente a experiência em sala de aula é algo desafiador, pois é necessário pensar em estratégias novas para auxiliar no aprendizado dos alunos.

É possível inovar usando recursos comuns como livros didáticos, canetas e papéis. A criatividade pode destacar a escola e dar um novo ritmo as aulas, através de projetos diferentes e interdisciplinares com atividades dinâmicas e interativas.

Pode-se também incluir na rotina escolar o uso de recursos tecnológicos como celulares, tablets e computadores.

 

A EVASÃO ESCOLAR

     

 

Faltas dos estudantes podem ocorrer em diversas etapas da sua trajetória escolar, porém elas aumentam consideravelmente durante o Ensino Fundamental e Médio.

Quando não há motivos válidos é preciso agir para ajudar o aluno, evitando assim que a ausência prejudique o aprendizado.

A falta de motivação para estudar pode surgir por problemas com bullying ou dificuldades de aprendizado, o que faz que muitos discentes só vão para a escola porque os pais os obrigam.

Uma boa maneira de lidar com isso é através de um ensino contextualizado, que torna as disciplinas aplicáveis em situações reais do seu cotidiano. Uma opção válida para motivar os jovens estudantes é o uso da gamificação.

Com jogos, desafios, rankings, pontuações e prêmios, é possível aumentar o engajamento, melhorar a atenção e promover a participação mais ativa nas salas de aula.

 

PREPARAÇÃO DOS PROFESSORES

 

 

Mais um desafio enfrentado pelas instituições de ensino é a preparação dos professores para oferecer um ensino de qualidade.

É importante que as escolas ofereçam boas condições de trabalho, além de formações contínuas para que o seu corpo docente se mantenha atualizado.

Com isso, as possibilidades de a instituição oferecer um ensino de excelência são muito maiores.

 

AMPLIAR A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS

 

 

As rotinas cada vez mais intensas, tem dificultados que os pais acompanhem de perto a trajetória escolar dos seus filhos.

Para facilitar a participação das famílias, há disponíveis hoje diversos recursos tecnológicos.

Por intermédio deles, as famílias podem conhecer melhor a rotina do filho, permitindo que possam aproximar-se conversando sobre os assuntos envolvendo a escola.

O resultado disso é um desempenho mais satisfatório dos alunos em sala de aula, já que sabem que seus pais estão os acompanhando.

 

Referências

 

https://www.somospar.com.br/os-desafios-da-escola-no-mundo-contemporaneo/

https://www.sophia.com.br/blog/gestao-escolar/desafios-atuais-das-escolas-como-supera-los

Compartilhe nossos Artigos!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *