LIDERANDO UMA EQUIPE NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Trabalho em equipe é a alma da construção civil, pois é praticamente impossível construir um edifício, fábrica ou casa, sozinho.

Ter colaboradores comprometidos com o projeto e conectados uns com os outros é essencial para o sucesso de uma obra.

 

A IMPORTÂNCIA DO LÍDER

 

 

Toda equipe precisa de um líder, pois entre os maiores desafios enfrentados em uma obra estão os fatores humanos, como:

Motivação, trabalho em equipe, administração de conflitos e limitações técnicas dos profissionais envolvidos no processo.

Pode-se resolver essas questões com uma liderança proativa, determinada e eficaz, normalmente representada pelo engenheiro civil e o mestre de obras.

O líder tem que manejar e conciliar de maneira satisfatória os três fatores abaixo:

 

  • Diretrizes e normas da organização;
  • Parte técnica do projeto;
  • Fatores humanos.

 

ATRIBUIÇÕES DOS LÍDERES

 

 

Mestre de obras e engenheiros civis dificilmente têm em sua formação conhecimentos sobre gestão de pessoas e acabam aprendendo na prática, com seus erros e acertos.

Aparar arestas entre as normas empresariais e às vontades pessoais, exige capacidade de influenciar e conciliar as questões humanas com os objetivos do projeto.

Além disso, é preciso facilitar a conclusão dos projetos de acordo com as normas da instituição, por parte dos colaboradores, influenciando positivamente a equipe.

O líder precisará desenvolver as seguintes competências pessoais que serão fundamentais em sua gestão: Motivar, produzir conhecimento, liderar, relacionar-se com pessoas, ser criativo, perseguir objetivos e atribuir responsabilidades.

Ao aprender a gerenciar pessoas, o líder terá todas as condições para administrar a execução de uma obra de maneira eficaz.

Visto que são sempre diversas tarefas acontecendo simultaneamente no canteiro de obras, ter problemas com a equipe pode significar atrasos e problemas.

 

INSPIRE SUA EQUIPE

 

 

Inspirar a equipe exige muito empenho de quem ocupa uma posição de liderança, pois a atitude de todos será um reflexo do que enxergam no seu líder.

É dever do líder assumir as responsabilidades, dividir tarefas, comunicar claramente a visão para a equipe e gerenciar as etapas do projeto.

A união do time também passa pela maneira que a liderança trata os seus pares e estimula a relação entre eles.

Como escreveu John C. Maxwell, autor de diversos livros sobre o tema:

Tudo começa e tudo termina na liderança!

 

Um abraço!

Equipe Rce Construtora.

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