LEAN CONSTRUCTION, Construção Enxuta

O conceito de Construção Enxuta foi criado com a intenção de aumentar a qualidade da produção na construção civil, reduzindo ao mínimo possível os custos e desperdícios no processo.

Como os projetos do nosso setor envolvem uma enorme quantidade de materiais, há muitas chances de haver grandes desperdícios quando a obra é mal gerida.

Para diminuir esses problemas, o Lean Construction apoia-se em alguns pilares, entre eles: reduzir atividades que não agregam valor a obra e simplificar ou diminuir o número de passos do projeto.

A metodologia propõe a união dos conceitos de Total Quality Management e Just in Time e o aprimoramento contínuo proposta pelo Kaizen.

 

TOTAL QUALITY MANAGEMENT (TQM)

 

 

Total Quality Management  significa Gestão de Qualidade Total e é uma estratégia de administração de trabalho que pretende minimizar os erros produtivos ao máximo, para entregar o melhor produto possível ao cliente final.

Para isso, toda cadeia produtiva precisa criar uma consciência de qualidade para manter-se alinhada e ciente da necessidade de buscar constantemente o mínimo de erros possível.

Isso engloba o trabalho realizado por fornecedores externos, funcionários, distribuidores e demais colaboradores do projeto.

Esse modelo de gestão estimula a busca constante por soluções baseadas no trabalho em equipe e tomada de decisões amparada em dados e fatos.

É chamado de “Total” porque o seu objetivo é abranger todas as partes envolvidas no processo, bem como todos os estágios do projeto.

 

JUST IN TIME

 

 

O Just in time é parte chave da filosofia Lean, pois determina que todas as partes de um processo devem acontecer no momento certo, reduzindo drasticamente a necessidade de estoque de materiais.

É preciso que toda a cadeia construtiva esteja em sintonia, mantendo um fluxo contínuo de insumos para a produção, ou no nosso caso, para a construção.

Esse gerenciamento é realizado através de um sistema de sinalização chamado Kanban, que consiste em um cartão de sinalização.

Por meio deste cartão, controla-se os fluxos da produção ou os transportes, para o canteiro de obras.

A ferramenta permite que, ao final de um processo, o aviso seja levado ao ponto de partida, gerando assim um novo pedido.

 

KAIZEN

 

 

A palavra Kaizen é usada para descrever o conceito de melhoria contínua, importante em todos os momentos da filosofia Lean.

Sua adoção permite diminuir os custos e melhorar a produtividade.

Mais que uma ferramenta, é uma mudança de atitude em relação ao trabalho e os processos envolvidos.

 

 

O tema Construção Enxuta é complexo e possui extensa literatura.

Esperamos ter ajudado a esclarecer um pouco o assunto.

 

Um abraço! Equipe RCE Construtora.

Compartilhe nossos Artigos!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *