GERENCIAMENTO DE CONSTRUÇÃO

O gerenciamento é o coração de todos os projetos de construção e a chave para seu sucesso.

O principal objetivo da gestão de construção é controlar e monitorar o progresso de um projeto em termos de qualidade, custo e tempo.

Ela engloba muitas responsabilidades em diversos campos diferentes, como construção, engenharia e software, entre outros.

Por essa razão, o papel de um gerente de construção é considerado fundamental.

Para garantir o progresso de um projeto, é necessário um gerente de projeto competente com uma infinidade de competências e habilidades.

 

O QUE É GERENCIAMENTO DE OBRAS

 

 

O gerenciamento de construção é um serviço que implementa métodos específicos para gerenciar o projeto, a construção e o planejamento de um projeto, do início ao fim.

O processo pode ser extremamente diverso, mas seu núcleo principal é sempre o mesmo: coordenação, planejamento e conclusão. Isso é válido, independentemente de ser um projeto comercial, residencial, industrial, agrícola ou educacional.

Este gerenciamento requer uma boa comunicação em tempo real entre os diversos participantes do projeto, já que há a necessidade de conhecimento profundo de um vasto número de áreas, como orçamentos, negócios e leis.

Tudo isso para chegar ao resultado esperado: a entrega de um projeto de construção bem-sucedido ao cliente.

FASES DO GERENCIAMENTO

 

 

A gestão de um projeto de construção é diferente da gestão de outros tipos de projetos.

No entanto, existem alguns princípios básicos de gerenciamento de projetos que permanecem os mesmos.  Podemos destacar em cinco fases principais:

 

1.   Iniciação

 

 

Antes do início do projeto de construção, um gerente de construção deve compilar um relatório de viabilidade do projeto.

Após a sua apresentação, os diferentes envolvidos podem determinar se devem prosseguir com seu plano. Se todos concordarem, o gerente de construção reúne um “documento de iniciação do projeto”, que abrange o escopo da obra, bem como suas necessidades.

 

2.   Planejamento

 

 

É aqui que todas as diretrizes básicas são estabelecidas.

O gerente do projeto está construindo um Plano de Gerenciamento que inclui informações sobre vários aspectos cruciais do projeto, como um roteiro de execução e estimativas de custos.

O desafio é conciliar todas as possíveis alterações que o projeto exigirá até ser concluído. O planejamento também é uma fase pesada em termos de documentação.

Há uma necessidade de quatro tipos diferentes de documentos no decorrer do estágio de planejamento:

  • Plano de comunicação;
  • Documento de escopo;
  • EAP (estrutura analítica do projeto);
  • Plano de gerenciamento de risco;

 

3.   Execução

 

 

É só agora que a execução do projeto realmente começa. Esta etapa do processo consiste em dois processos distintos:

  1. a execução do projeto;
  2. o controle e monitoramento do projeto.

 

Durante essa fase, a equipe trabalha continuamente para que todas as tarefas progridam como deveriam.

As reuniões são realizadas regularmente em um esforço para cobrir todos os aspectos do processo de construção.

 

4.   Monitoramento

 

 

Os gerentes de construção dedicam a maior parte do tempo supervisionando o projeto e ajustando seu cronograma de acordo com as últimas mudanças e problemas que surgem. Dessa forma, um gerente pode manter o controle do projeto.

 

5.   Encerramento

 

 

Esta etapa representa a conclusão e entrega da obra!

O gerente de construção examina se o projeto atingiu seus objetivos iniciais e se as estimativas orçamentárias iniciais foram bem-sucedidas.

No final, é preciso compilar um relatório apresentando o resultado final do projeto. Este relatório será uma valiosa fonte de conhecimento para futuros projetos de construção.

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