O QUE DEVE CONTER A ESTRUTURA DE UMA ESCOLA?

A lei exige que cada sala de aula tenha um espaço mínimo de 1,2 metro quadrado por aluno.

Exceto se a construção for realizada do zero, provavelmente será necessário adaptar um imóvel para que ele contemple tudo que a instituição de ensino precisa.

Pensar na estrutura inclui providenciar equipamentos e materiais para todos esses espaços. Bibliotecas, laboratórios, quadras poliesportivas, mesas, cadeiras e quadros para cada sala de aula.

Há ainda os móveis e equipamentos para a sala dos professores e para a cozinha, objetos/obras para decoração e, no caso da educação infantil, um espaço onde os pequenos possam brincar.

 

LEMBRE-SE:

Nenhum imóvel poderá ser ocupado ou utilizado para instalação e funcionamento de usos não-residenciais sem prévia emissão, pela Prefeitura, da licença correspondente.

 

A ESTRUTURA DE UMA ESCOLA

 

 

A estrutura de uma escola exige uma série de características e a divisão de vários ambientes para o seu bom funcionamento, tais como:

 

Hall de Recepção

O hall de recepção deve ser uma área externa ampla e espaçosa, suficiente para permitir a passagem gradativa das crianças, atender visitantes, publicar avisos, exposição de fotos, desenhos e atividades realizadas pelas crianças.

 

Sala de Atividades

A sala de atividades é um espaço destinado aos brinquedos, jogos, papéis, lápis e tintas. A escola também deve possuir um local para atividades especiais, para possibilitar a instalação de equipamentos de suporte.

 

Área Externa

A área externa, com parte obrigatoriamente coberta, destina-se à recreação dirigida, ao lazer e à prática de educação física e jardinagem.

Seu piso pode ser natural ou revestido.

 

Administração

O espaço destinado à administração geralmente é composto pela sala da diretoria, sala da equipe pedagógica, sala dos professores, sala da equipe médica, secretaria e banheiros.

 

Serviços

A área de serviços compreende a despensa, cozinha, lavanderia, copa e vestiário dos serventes.

 

Estacionamento

O ideal é que exista uma área própria para parada rápida na frente da escola, com capacidade para atender o fluxo nos horários de chegada e saída.

 

RECOMENDAÇÕES LEGAIS

 

 

A legislação de cada município e estabelece os requisitos estruturais mínimos para funcionamento de uma escola. Destacamos alguns:

 

  1. I) A exigência de área mínima (1,2 metros quadrados por aluno e uma ocupação máxima correspondente a 80% da área física do imóvel);
  2. II) paredes pintadas ou revestidas com material lavável;

III) piso de material de fácil limpeza;

  1. IV) mobiliário de dimensões e características que proporcionem conforto e segurança às crianças;
  2. V) Boas condições de ventilação e iluminação;
  3. VI) Existência de berçário, de locais para amamentação e higienização, com balcão e pia, conforme a faixa etária atendida;

VII) instalações sanitárias destinadas a alunos de uso exclusivo destes, adequadas à faixa etária, e em número suficiente para a quantidade de crianças.

 

Recomendamos ainda que sejam realizadas algumas consultas para evitar problemas:

 

– Certifique-se de que o imóvel em questão atende as suas necessidades operacionais quanto à localização, capacidade de instalação e segurança.

– Se é atendido por serviços de água, luz, esgoto, telefone, etc.

– Verifique se precisará de adaptações, como rebaixamento de degraus, eliminação de escadas, instalação de rampas, elevadores, etc.

– Verifique se o imóvel está legalizado e regularizado junto aos órgãos públicos municipais que possam interferir ou impedir sua futura atividade.

– Confira a planta do imóvel aprovada pela Prefeitura, e veja se não houve nenhuma obra posterior.

– Se o imóvel está regularizado – se possui o HABITE-SE;

– Se os impostos que recaem sobre o imóvel estão em dia – IPTU, ITR;

 

Observar estes pontos ajudará a sua instituição e ter um norte antes de iniciar as obras, tendo um ponto de partida para planejar o espaço.

 

Um abraço!

Equipe RCE Construtora.

 

Referência: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-creche,c5387a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD

Compartilhe nossos Artigos!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *