COMO SABER SE É HORA DE EXPANDIR A MINHA EMPRESA

COMO SABER SE É HORA DE EXPANDIR A MINHA EMPRESA

 A maioria das empresas que se estabilizam no mercado começam a se questionar, “É hora de crescer?”.

Responder essa pergunta não é algo fácil, pois existem diversos pontos a serem analisados, decisões a serem tomadas e riscos a serem assumidos.

Por isso, para saber se é hora de expandir ou não, recomendamos que sua empresa observe alguns comportamentos dos seus clientes, do seu mercado, da sua empresa e dos seus colaboradores!

  • EXISTE MAIOR DEMANDA ENTRE OS CLIENTES ATUAIS?

 Para ter segurança ao responder essa pergunta é necessário analisar alguns comportamentos do seu cliente atual e observar questões pontuais, que te ajudarão a entender se há ou não demanda para o crescimento estruturado do seu negócio.

– Seus clientes são leais?

Ao dar prioridade aos seus produtos ou serviços, os clientes demonstram interesse genuíno na sua empresa e garantem um fluxo constante no caixa.

– Seus clientes estão satisfeitos com o seu produto ou serviço?

Uma coisa é ter clientes por falta de opção na concorrência, ou ainda por escolhas pautadas em preços e promoções.

Outra diferente é satisfazer plenamente a necessidade do cliente, a ponto de ele sequer considerar o uso de outros produtos ou serviço semelhante.

– Seus clientes recomendam sua empresa para os amigos?

A satisfação do cliente se expressa de diversas formas, uma muito importante e que ajuda a sua empresa crescer é a recomendação.

Quando sua empresa é indicada por um cliente satisfeito, a chance de realizar novos negócios é bem maior.

  • O PÚBLICO PRECISA FAZER GRANDES DESLOCAMENTOS PARA COMPRAR DE VOCÊ?

 Um indicador que pode te ajudar a entender a necessidade de novas lojas, filiais ou pontos de atendimento, é a distância que os seus clientes atuais têm que se deslocar para adquirir um produto ou serviço da sua empresa.

Considere que mesmo com um produto excelente, o deslocamento inibe potenciais clientes de comprarem com você, além de diminuir a possibilidade de realizar vendas recorrentes a um mesmo consumidor.

Isso pode frear o seu crescimento e fazer o seu negócio estagnar, pois há o risco de realizar negócios apenas com o público próximo ou que frequenta a região onde a empresa está instalada.

Expandir seu negócio para novos locais, facilitará a aproximação com o seu público-alvo e te ajudará a desenvolver e valorizar os seus melhores colaboradores e clientes.

  • SUA EMPRESA DÁ LUCRO?

 Um fator fundamental para uma empresa que pensa em crescimento é o LUCRO! Se ele se mantém contínuo e estável por pelo menos dois anos, é sinal de que os negócios vão bem, e provavelmente possam ser ampliados.

Isso permitirá que você pesquise por novos pontos comerciais e analise com tranquilidade quais são os melhores endereços para abrir novos pontos de atendimento.

Mas fique atento! O fato de sua empresa registrar lucro recente não é suficiente para justificar uma expansão.

Pode ser que o lucro relativo à expansão demore a chegar e será preciso garantir fundos para suprir sua empresa até que isso aconteça.

Estar com as finanças em ordem e com lucro recorrente é sinal de que o planejamento estratégico e as ações da sua empresa estão alinhadas e sendo bem aplicadas.

Esse são apenas alguns pontos passiveis de consideração para tomar uma decisão tão importante para o momento de sua empresa.

Embora não sejam conclusivos, eles ajudam a norteiam o início desse processo.

Se sua empresa pretende construir uma história de crescimento, acompanhe nossas próximas postagens.

 

Um abraço!

Equipe RCE Construtora.

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